segunda-feira, 25 de maio de 2015

Dons do Espirito

 
No Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, reside o Amor Supremo entre o Pai e o Filho. Foi pelo Divino Espírito Santo que Deus se encarnou no seio de Maria Santíssima, trazendo Jesus ao mundo para nossa salvação. Peçamos humildemente à Maria, esposa do Espírito Santo, que interceda por nós junto a Deus concedendo-nos a graça de recebermos os divinos dons, apesar de nossa indignidade, de nossa miséria. Nas Escrituras, o próprio Jesus quem nos recomenda: "Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto" (Mt VII, 7s).

Fortaleza

Por essa virtude, Deus nos propicia a coragem necessária para enfrentarmos as tentações, vulnerabilidade diante das circunstâncias da vida e também firmeza de caráter nas perseguições e tribulações causadas por nosso testemunho cristão diante do mundo. Lembremo-nos que foi com muita coragem, com muito heroísmo, que os santos mártires desprezaram as promessas, as blandícias e ameaças do mundo. Com que serenidade foram ao encontro da morte! Que luta gloriosa não sustentaram! Luta não há mais para eles. Agora gozam de perfeita paz, em união íntima com Jesus, de cuja glória participam. Também nós, havemos de combater para alcançar a coroa eterna. Vivemos num mundo cheio de perigos e tentações. A alma acha-se constantemente envolta nas tempestades de paixões revoltadas. Maus exemplos pululam e as inclinações do coração são sempre dirigidas para o mal. Resistir a tudo isto requer força de vontade, combate resoluto, sem tréguas. Roguemos a Deus para que essa virtude seja nossa companheira inseparável; testemunhemos nosso amor a Deus por palavras e obras. Assim, viveremos na fé e pela fé, certos de que seremos felizes aqui e na eternidade.

Sabedoria

O sentido da sabedoria humana reside no reconhecimento da sabedoria eterna de Deus, Criador de todas as coisas que distribui seus dons conforme seus desígnios. Para alcançarmos a vida eterna devemos nos aliar a uma vida santa, de perfeito acordo com os mandamentos da lei de Deus e da Igreja. Nisto reside a verdadeira sabedoria que, aliás, não é um dom que brota de baixo para cima, jamais será alcançada por esforço próprio. É um dom que vem do alto e flui através do Espírito Santo que rege a Igreja de Deus sobre a terra.

Ciência

Todo o saber vem de Deus. Se temos talentos, deles não nos devemos orgulhar, porque de Deus é que os recebemos. Se o mundo nos admira, bate aplausos aos nossos trabalhos, a Deus é que pertence esta glória, a Deus, que é o doador de todos os bens.
 
Conselho

Hoje, mais do que nunca está em foco a educação da mocidade e todos reconhecem também a importância do ensino para a perfeita formação da criança. As dificuldades internas e externas, materiais e morais, muitas vezes passam pelo dom do Conselho, sem disto nos apercebermos. É uma responsabilidade, portanto, cumprir a vontade de Deus que destinou o homem para fins superiores, para a santidade. Para que possamos auxiliar o próximo com pureza e sinceridade de coração, devemos pedir a Deus este precioso dom, com o qual O glorificaremos aos mostrarmos ao irmão as lições temporais que levam ao caminho da salvação. É sob a influência deste ideal que a mãe ensina o filhinho a rezar, a praticar os primeiros atos das virtudes cristãs, da caridade, da obediência, da penitência, do amor ao próximo.
   
Entendimento

Há pessoas que, mesmo sem entender os preceitos da Igreja, permanecem fiéis aos seus ensinamentos; possuem o sabor pelas coisas de Deus e mesmo ignorando o vasto significado da liturgia, dos dogmas, das orações, dão testemunho de intensa devoção e piedade. Estão repletos de sabedoria, mas falta-lhes o entendimento, que resume-se na busca pela compreensão das coisas de Deus no seu sentido mais profundo. Portanto, Sabedoria não é consequência do Entendimento, ou vice-versa. Roguemos ao Senhor que nos conceda o Entendimento, perfeito complemento da Sabedoria. Por serem distintamente preciosos, nos fazem aproximar de Deus com todas as nossas forças, com toda a nossa devoção e inteligência.
 
Piedade

Nos dias de hoje, considerando a população mundial, há poucas, muito poucas pessoas que acham prazer em serem devotas e piedosas; as poucas que o são, tornam-se geralmente alvo de desprezo ou escárnio de pessoas que tem outra compreensão da vida. Realmente, é grande a diferença que há entre um e outro modo de viver. Resta saber qual dos dois satisfaz mais à alma, qual dos dois mais consolo lhe dá na hora da morte, qual dos dois mais agrada a Deus. Não é difícil acertar a solução do problema. Num mundo materialista e distante de Deus, peçamos a graça da piedade, para que sejamos fervorosos no cumprimento das escrituras.
 
 Temor de Deus

Teme a Deus quem procura praticar os seus mandamentos com sinceridade de coração. Como nos diz as Escritura, devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus, e o resto nos será dado por acréscimo. O mundo muitas vezes sufoca e obscurece o coração. Todas as vezes que transigências fizemos às tentações, com certeza desprezamos a Deus Nosso Senhor. Quantas vezes preferimos a causa dos bens miseráveis deste mundo e esquecemo-nos de Deus! Quantas vezes tememos mais a justiça dos homens do que a justiça de Deus! Santo Anastácio a este respeito dizia: "A quem devo temer mais, a um homem mortal ou a Deus, por quem foram criadas todas as coisas?". Não esqueçamos, portanto, de pedir ao Deus Espírito Santo a graça de estarmos em sintonia diária com os preceitos do Criador.
 

SOLENIDADE DE PENTECOSTES

Evangelho segundo S. João 15,26-27.16,12-15
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando vier o Paráclito, que Eu vos enviarei de junto do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de Mim.
E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.
Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis suportar por agora.
Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos conduzirá à verdade plena, porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há-de vir.
Ele Me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará.
Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse que receberá do que é meu e vo-lo anunciará».
 
 Palavra da Salvação
 

terça-feira, 12 de maio de 2015

Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de Fátima e os três Pastorinhos





Pai Nosso

A oração mais bela:

PAI NOSSO






(Trabalhos Eb1 Bemposta)

São Jorge






Fátima

Imagem peregrina começa visita às dioceses portuguesas a 13 de maio.




Iniciativa integra-se nos preparativos para as comemorações do centenário das aparições.

"A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima vai iniciar esta quarta-feira, durante as celebrações do 13 de maio, uma peregrinação de 12 meses às dioceses portuguesas, no âmbito dos preparativos para as comemorações do centenário das aparições.


A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou uma nota a respeito desta iniciativa, na qual desafiam as dioceses do país a acolher de forma “calorosa” e com “profundidade” de fé a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que se prolonga até maio de 2016.

Os responsáveis católicos consideram que esta é uma oportunidade para que Portugal possa ver a força de uma “Igreja em saída”, que quer ir “ao encontro” de todos, e de cada comunidade ou família retomar “a esperança” que por vezes parece “vacilar no meio dos dramas e incertezas do tempo presente”.

Nesse texto, os bispos sublinham que “a força da fé cristã e o modo como ela se vive” no país “não seriam os mesmos” sem a afirmação da “espiritualidade de Fátima”.

Ela é hoje “parte integrante” na “expressão da fé” das comunidades católicas, “em todos os recantos” de Portugal, das zonas rurais às urbanas, do mundo mais simples ao mais desenvolvido”.

Para os prelados, a Mensagem de Fátima é “plenamente conforme ao Evangelho de Jesus Cristo” e contém em si todos os “elementos constitutivos do cristianismo”.

Daí que ela esteja “no coração da Igreja”, realça a CEP, recordando “as peregrinações dos Papas Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI” à Cova da Iria, “bem como de inúmeros membros do episcopado, do clero e cristãos do mundo inteiro”.

A imagem que vai percorrer o país é a que foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário no ano de 2003 e que percorreu o mundo na década de 50 do século XX.
O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, espera que esta “grande peregrinação festiva” seja “uma forte experiência de fé, através das celebrações, momentos de oração e expressões de piedade popular”.

Em declarações divulgadas pela sala de imprensa da instituição, o sacerdote deseja que esta ação chegue a “todas as faixas etárias” e seja um momento em que “todos tenham oportunidade de aprofundar o conhecimento e vivência da mensagem de Fátima”.

Apresentado como uma forma de sensibilizar e de chamar a atenção para o Centenário das Aparições, em 2017, o projeto da peregrinação nacional foi apresentado aos bispos portugueses que o acolheram com entusiasmo.
No âmbito deste projeto, o Santuário de Fátima preparou um guião, disponível online, com diversos materiais de apoio que facultou às dioceses, tendo em vista a preparação e concretização dos vários momentos da visita da imagem.

Após deixar o Santuário de Fátima, a imagem peregrina fará o seguinte percurso por Portugal: Viseu, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança-Miranda, Lamego, Coimbra, Guarda, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Évora, Beja, Algarve, Santarém, Lisboa, Madeira, Aveiro, Açores, Porto, Leiria-Fátima.

A primeira imagem peregrina de Fátima, feita segundo indicações da irmã Lúcia, foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada pelo arcebispo de Évora a 13 de maio de 1947, tendo desde esta data, por diversas vezes, percorrido o mundo inteiro.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Vaticano

7 mil crianças vão encontrar-se com o Papa

 
 
O Papa Francisco vai receber 7 mil crianças no Vaticano, a 11 de maio, numa iniciativa da ‘Fábrica da Paz’, lançada hoje na Itália para ligar Igreja e sociedade civil em favor dos mais novos.
 
O projeto foi apresentado na sede da FAO, em Roma, reunindo personalidades de várias áreas.
Maria Rita Parsi, uma das promotoras da iniciativa, disse à Rádio Vaticano que sem transformar o atual cenário de guerras, conflitos e violência “não há futuro para as crianças”.
 
“Todas as possibilidades de mudança e transformação passam pelo diálogo e a tolerância, passam pela paz”, acrescentou.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, referiu-se ao encontro com as crianças, recordando que o Papa “fica sempre feliz por pode falar com elas”
O sacerdote jesuíta considera a ‘Fábrica da paz’ como “uma ideia importante”, por permitir que as crianças de diferentes raças e religiões nas escolas e na sociedade sejam “educadas para a paz com métodos adequadas”.
 
“O Papa fala de um pacto educativo entre as famílias, a escola, a sociedade; fala de uma ‘aldeia’ que é necessária – como dizem os africanos – para educar uma criança, portanto uma realidade comunitária muito ampla para educar”, acrescentou.
Para o porta-voz do Vaticano, Francisco “pode dar um contributo inspirador” muito relevante para este projeto, com o qual está “em profundíssima sintonia”.



XV Interescolas Nacional do 1º Ciclo

XV Interescolas Nacional do 1º Ciclo

Fátima

 
"Fátima recebe, no próximo dia 29 de maio, a XV Edição do Interescolas Nacional do 1º Ciclo subordinada ao tema "É uma Alegria estarmos Juntos".
 
O Departamento do Ensino Religoso Escolar (DERE) do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) espera receber mais de 4000 alunos do 1º ciclo de todo o país num dia de "muita alegria, festa e cor" através de um encontro "que vai receber teatro, música e oração na Basílica da Santíssima Trindade"."