sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Tempo ........

 
 

ORAÇÂO

Maneiras de reativar a sua vida de oração
 
 
1) Faça o sinal da cruz
 
Esta é uma maneira rápida e eficaz de se conectar com Deus e recordar, num só gesto, toda a entrega de Jesus por nós.
Esta é uma oração rápida e um bom ponto de partida.
 
 
2) Inclua gotinhas de oração ao longo do seu dia
 
As jaculatórias ajudam a manter-nos na presença de Deus.
São orações breves, em forma de frases simples, que dirigimos a Deus entre as atividades quotidianas, colocando nelas toda a força da nossa fé e todo o carinho do nosso coração ao pronunciá-las. Alguns exemplos:
“Senhor, tu sabes tudo, sabes que te amo”,
“O Senhor é meu pastor, nada me faltará”,
“Estou em tuas mãos, faça-se a tua vontade”,
“Maria, sou todo teu”,
“Espírito Santo, ilumina-me”,
“Sagrado Coração de Jesus, confio em ti”,
"Meu Deus e meu tudo", etc.
 
 
3) Observe algo belo
 
A beleza das coisas ao nosso redor remete-nos para Deus. Pode observar uma flor, uma folha caída no chão, a alegria de uma criança, um amanhecer…
O ser humano é o único animal capaz de admirar a beleza, Deus deu-nos este dom – talvez precisamente para que nos encontremos com Ele.
 
 
4) Escute
 
Não precisa estar com o fone no ouvido o tempo todo, pode desligar o telemóvel e a televisão de vez em quando. Programe-se para desligar os estímulos externos em alguns momentos da semana e curta o silêncio. Nesses momentos, pode dizer para Deus:
“Tu me chamaste, Senhor, aqui estou”.
E permanecer em paz e silêncio, para ir aprendendo a identificar a voz de Deus em seu interior.
 
 
5) Cante
 
Santo Agostinho dizia que quem canta ora duas vezes.
Certamente conhece algumas canções espirituais ou pode explorar mais este universo.
Faça a sua seleção e desfrute de momentos de intimidade com Deus por meio da música. Cante a Maria também, porque isso conforta o coração de filhos e a deixa alegre como Mãe.
Também pode cantar partes da missa, se isso o ajudar a se conectar com Deus.
 
Imissio)


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Quaresma


Quaresma

 

Dez Símbolos da Quaresma

"A Quaresma começa, precisamente, com um símbolo bem conhecido e consolidado: a Cinza, que nos lembra a condição efémera da vida e o seu destino de eternidade em Deus. A Cinza de cada ano, recorda também a árvore da Cruz Ressuscitada da Vigília Pascal do ano anterior.
 
A Quaresma é LUZ, como se põe em evidência, por exemplo, no evangelho do cego de nascimento. É a passagem das trevas para a luz. Jesus Cristo é a luz do mundo.

A Quaresma é DESERTO. É aridez, solidão, jejum, austeridade, rigor, esforço, penitência, perigo, tentação. Quaresma é PERDÃO. As histórias bíblicas de Jonas e de Nínive e a parábola do filho pródigo são exemplos de perdão.
 
A Quaresma é ENCONTRO, é abraço de reconciliação como na parábola do filho pródigo ou na conversão de Zaqueu ou no diálogo de Jesus Cristo com a mulher adúltera.

A Quaresma é SAÚDE, símbolo manifestado nos textos como na cura do paralítico ou do filho do centurião.
A Quaresma é AGUA. É a passagem da sede da nossa insatisfação para a água viva, a água de Moisés ao povo de Israel no deserto ou de Jesus à mulher Samaritana.

A Quaresma é superação vitoriosa das provas e dificuldades. É LIBERTAÇÃO, TRIUNFO. Algumas figuras bíblicas, que sofrem graves perigos e vencem na prova, são José filho de Jacob, a casta Susana, Ester, o profeta Jeremias e, sobretudo, Jesus, tentado e transfigurado.

A Quaresma é CRUZ. Sinal e presença permanente durante toda a Quaresma. Pré-figurada no Antigo Testamento e manifestada com o exemplo de Jesus Cristo e com o seu convite de carregá-la como condição para o seguimento.

A Quaresma é TRANSFIGURAÇÃO. É a luz definitiva do caminho quaresmal, pré – anunciada e vivida na cena da transfiguração de Jesus. Pela cruz para a luz".

A Quaresma é o esforço para retirar o fermento velho e incorporar a FERMENTAÇÃO NOVA DA PÁSCOA RESSUSCITADA E RESSUSCITADORA, agora e para sempre."

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Ano Jubilar

O Ano Jubilar iniciou-se a 8 de dezembro de 2015, solenidade da Imaculada Conceição, data em que se comemoraram os 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II.
Também, em 2015 completaram-se 25 anos da publicação da Encíclica de São João Paulo II “Dives in misericordia-[Deus] rico em misericórdia” (30/11/1980).
O Jubileu extraordinário terminará na solenidade litúrgica de Jesus Cristo, Rei do Universo, a 20 de novembro de 2016.

Ano Santo da Misericórdia