sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015


Mensagem da Quaresma 2015



A conversão, primeiro fruto da confiança na Palavra




Logo no início do evangelho de S. Marcos, aparece o senido da Quaresma:
«Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo:
Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho» (Mc 1, 14-15).
Só o Amor converte e conduz ao arrependimento e à confiança na Palavra de Deus e orienta a relação fraterna sem máscaras, ou seja, faz-nos mais humanos e a olhar olhos nos olhos e coração a coração.

Na Tradição e na pedagogia litúrgica da Igreja, o tempo da Quaresma inaugura com dois elementos da natureza muito expressivos: a água e a cinza.
A água remete-nos imediatamente para a vida, o Baptismo, a purificação; a cinza para a penitência, para o pó, a fragilidade da vida humana e até para o azeite que unge nos sacramentos, porque se recomenda que a cinza seja dos ramos de oliveira benzidos no Domingo de Ramos na Paixão do Senhor do ano anterior.
Estes sinais sensíveis abrem-nos a um caminho marcado por alguns meios se santificação pascal, pessoal e comunitária: a oração, a escuta da Palavra, a lectio divina, o jejum, a abstinência, a caridade e a esmola.
Todas estas formas de penitência se complementam em ordem a «preparar os fiéis, que devem ouvir com mais frequência a Palavram de Deus e dar-se à oração com mais insistência, para a celebração do misterio pascal» (Sacrosanctum Concilium 109).


A Lectio divina, que fazemos em comunidade é coordenada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional. Cada Segunda-feira da Quaresma, às 21.00h, na Igreja de Nossa Senhora das Graças em Bragança, e neste Ano da Bíblia e da Vida Consagrada que estamos a viver, terá a seguinte articulação:


23 de Fevereiro - Confiados à Palavra
«Confio-vos a Deus e à Palavra da sua Graça»
Leitura: (At 20, 17-32 – Servidores da Palavra)
02 de Março – Ouvir religiosamente
«Fala Senhor que o teu servo escuta»
Leitura (1Sam 3, 1-21 – Igreja, casa da Palavra)
09 de Março – Proclamar com confiança
«As palavras não voltam sem dar fruto»
Leitura: (Is 55, 10-11 – A Palavra de Deus é viva e eficaz)
16 de Março – Viver em comunhão
(na Igreja de Sta. Maria, na novena de S. José)
«A semente é a Palavra de Deus»
Leitura: (Mc 4, 1-20 – Os campos que acolhem a Palavra)
23 de Março – Chamados na Palavra da Graça
«A vossa palavra Senhor é luz para os meus caminhos»
Leitura: (Sl 118, 105-112 – A Palavra, encanto e alegria do coração)




O sentido da esmola que oferecemos é o da abertura aos outros, fruto da nossa oração e renúncia do que é secundário e até supérfluo, para que a nossa conversão pessoal, pastoral e missionária seja mais real e efectiva. É S. Paulo que recomenda:
«Cada um dê como dispõe em seu coração, sem tristeza nem constrangimento, pois Deus ama quem dá com alegria» (2Cor 9,7).
Já no Antigo Testamento, a esmola se se recomendava e praticava como meio da verdadeira educação:
«Reparte o teu pão com os famintos e as tuas vestes com os nus. Tudo quanto te sobejar, dá-o de esmola, e não fiques com os olhos postos no que tiveres dado» (Tob 4, 16).


O resultado da nossa Renúncia Quaresmal será dado à Fundação Fé e Cooperação (FEC): A FEC celebra este ano 25 anos de existência ao serviço dos mais pobres nos países de língua oficial portuguesa. Criada em 1990 pela Conferência Episcopal Portuguesa, pela Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) e pela Federação Nacional dos Institutos Religiosos (FNIS) a FEC tem como missão promover o desenvolvimento humano integral através da cooperaçãoe solidariedade entre pessoas, comunidades e Igrejas. Para tal, a FEC aposta no trabalho em parceria e rede apoiando projetos no âmbito da educação, saúde e fortalecimento de parceiros em par􀆟cular em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
O projeto + Criança, para o qual reverterá a renúncia quaresmal, visa apoiar 25 Centros de Recuperação Nutricional da Igreja Católica na Guiné-Bissau. Espalhados por todo o território, em par􀆟cular nas zonas rurais, estes centros acompanham anualmente mais de 50 000 crianças vulneráveis Guineenses através da vigilância nutricional, vacinação e cuidados de saúde primários sendo também acompanhadas e referenciadas situações de risco. O projeto irá reforçar estes centros melhorando infraestruturas e equipamentos assim como proporcionando formação técnica.
Com o projeto + Criança pretende-se ser uma “porta de acolhimento” para as crianças e famílias Guineenses. (www.fecongd.org).

A Quaresma tem o seu sentido na Páscoa de Cristo. Que as obras de Misericórdia que somos chamados a praticar nos consolidem na confiança de Deus e na Palavra da sua Graça. A sobriedade dos sinais exteriores nos enriqueçam interiormente para continuarmos a fazer o Bem, bem feito e que o nosso coração se converta na Palavra de Deus.
Desafiados pelo ideal da globalização da misericórdia e da caridade na Oração, como nos convida o Papa Francisco, queremos participar na iniciativa “24 horas para o Senhor”. Assim, no dia 13 de Março faremos uma corrente de oração em toda a Diocese, das 00.00h às 24.00h, iniciando na igreja de Nossa Senhora das Graças e percorrendo alguns lugares dos 4 Arciprestados para encerrar na igreja do Santo Condestável.

Confiados a Deus e à Palavra da Sua Graça (cf. At 20,32), vos saúdo de todo o coração.

Conselho Presbiteral e Colégio dos Consultores, Bragança, 6 de Fevereiro de 2015.



+ José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda

Sem comentários:

Enviar um comentário